Andersen Viana
Compositor, instrumentista polivalente, arranjador,produtor musical
emaestro brasileiro. Nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 23 de abrilde 1962
em uma família de músicos e artistas. Seu pai, Sebastião Vianna (revisor e
assistente de Heitor Villa-Lobos), ensinou-lhe flauta e diversas matérias musicais.
Estudou particularmente e em cursos em diversas instituições
com Ennio Morricone, Radamés Gnatalli, Luca Salvadori, Arthur Bosmans, David
Machado, Max Rostal, Paulo Bosísio, Violeta Hemsy de Gainza, Oilian Lanna e
Sandra Loureiro F. Reis.
Sua primeira composição foi feita no gênero sacro, composta entre
os 12 e 13 anos de idade. O violão foi seu primeiro instrumento, logo trocado pelo
flautim e mais tarde pela flauta sob a orientação de seu pai. A família serviu como um
curso superintensivo, onde às refeições muitos tópicos da arte eram debatidos.
Paralelamente aos estudos tradicionais, teóricos e de flauta, as composições eram
criadas durante a semana e ensaiadas aos finais de semana, tendo como pianista
acompanhador Miguel Carneiro, sempre sob orientação de seu pai, Sebastião Vianna.
Aos dezessete anos seleciona um repertório de sua música para
flauta e piano, flauta e violoncelo, e realiza recitais em sua cidade natal. Após esse
período, o virtuosismo tinha ficado em segundo plano. Sentiu então, a necessidade de
conhecer profundamente os instrumentos de arco. Conhece o violinista Paulo Bosísio
(discípulo de Max Rostal), de quem foi aluno por quatro anos, aprendendo a técnica e a
arte dos instrumentos de corda, especialmente sobre a viola, seu segundo instrumento
principal. Depois de apenas dois anos de estudos de viola, foi aceito por concurso
na Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro (1983). Cinco anos foram vividos ali.
Quatro anos de trabalho e experiência junto ao Teatro Musical Brasileiro como
intérprete, aranjador e diretor musical foram valiosos e marcantes, trabalho este
desenvolvido junto a Luiz Antônio Martinez, Manuel Puig (O Beijo da Mulher
Aranha-Ganhador do Oscar),Luis Antônio Barcos, Bia Lessa,Flávio Marinho ,entre outros.
Em 1984 ganha o 1.o Lugar no I Concurso Nacional de Composição
(Coomusa R.J.), com a obra Fantasieta para Trompa e Piano . Entre os jurados estavam
Guerra-Peixe e Radamés Gnatalli, com quem posteriormente teve lições particulares. No
mesmo ano rebece o Diploma Alla Terza Lettura no Concurso Internacional de
Vercelli com a Fantasieta . Em 1986, vence a concorrência Funarte Sala Sidney Miller com
sua música de cunho ecológico: Suite Floral. Em 1988, retorna a Belo Horizonte, e
depois de um breve período de estudos acadêmicos de composição musical na Escola de
Música -UFMG, é admitido por concurso na OSMG/Fundação Clóvis Salgado - Palácio das
Artes (1989). Em 1992, após concluir seu bacharelado em composição musical, obtém no
Festival de Verão de Poços de Caldas o Premio di Studio da Arts Academy of
Rome, para participar no Festival di Anzio /Itália -1993.
O convite para criar e dirigir o Coro do Centro de Estudos da
Embaixada do Brasil em Roma, foi feito durante o mesmo período em que freqüentou a
Reale Accademia Filarmonica di Bologna. Em Junho de 1993, candidatou-se ao Premio
IILA(Istituto Italo-Latino Americano di Roma), e, em confronto com artistas de vinte e
três países da América Latina, obtém essa prestigiosa premiação, que lhe deu o
direito também a um estágio na Accademia Chigiana di Siena sob a orientação de Ennio
Morricone e a frequentar palestras sobre música e cinema com Ettore Scola e Giuseppe
Tornatore.
Como compositor, músico e maestro tem apresentado suas obras em
concertos no Brasil e no exterior, bem como tem recebido encomendas de sua música de
diversas organizações, patrocinadores, artistas brasileiros e estrangeiros.
Em 1996, ganha o 1.o Lugar no II Concurso Nacional de Composição (UFMG-ABC), com a
Sonata para Contrabaixo e Piano e, em 1998, obtém simultaneamente o 1.o Lugar
no I Concurso César Guerra-Peixe de Composição para Banda Sinfônica(Funarj-R.J.)
com a obra Toccata , e o 2.o Lugar no II Concurso de Composição Camargo
Guarnieri para Orquestra de Cordas (OSUSP) com a obra Sinfonia Ameríndia. Tem atuado,
organizado e produzido, por mais de duas décadas, diversos eventos musicais e
gravações. Vem se destacando na área da criação e direção de diversos grupos
vocais e instrumentais, entre eles: "Orquestra Experimental"-Teresópolis
(1983), "Septheto Rio" (1986),"Coro Pedagógico da Febem" (1991),
"Coro do Centro de Estudos da Embaixada do Brasil em Roma -
CEB"(1993),"Coro da Cultura Inglesa B.H." (1994), "Trio Barroco"
(1994), "Orchestra Virtual" (1995), "Stockholm Nonet" (1996)
e "Three -Suécia" (1997). Em 1999 sua obra musical servirá
de base para a elaboração de Tese de Mestrado a ser defendida na
Universidade do Rio de Janeiro - UNIRIO. Atualmente possui em seu acervo 130 obras,
escritas para quase todos os gêneros e formações instrumentais e vocais existentes.
Currículo Acadêmico
- Bacharelado em Composição Musical -Escola de Música da UFMG
- Metodologia em Educação Musical com Violeta H.de Gainza
- Interpretação Pianística - Curso de Extensão com Jacques Klein
- Curso Internacional Pró-Arte (Teresópolis/R.J.) em Viola com
Paulo Bosísio
- Curitiba WorkShop(PR),viola e música de câmara com Paulo Bosísio
- Curso Internacional de Alta Interpretação e Técnica de Violino e
Viola com Max Rostal
- Curso Internacional de Verão-Poços de Caldas(MG) em Composição
Musical com Luca Salvadori
- XXI Festival de Inverno (MG) trilhas sonoras eletrônicas
- Curso Internacional de Especialização em Composição (Arts Academy
of Rome/Itália) com L.Salvadori
- Curso em Composição de Música de Cinema (Reale Accademia
Filarmonica di Bologna/Itália)
- Curso de Especialização em Composição de Música de Cinema
(Accademia Chigiana di Siena/Itália),com Ennio Morricone.
- Música Eletro-Acústica (Royal College University of Music
-Estocolmo/Suécia) Prêmios
- 1984 - 1° Prêmio no I Concurso Nacional de Composição
(Coomusa - Rio de Janeiro)
- 1986 - Concorrência Funarte - Sala Sidney Miller
- 1989 - "Scholarship Award" no Berklee College
of Music-Boston/EUA
- 1992 - Arts Academy of Rome/Premio di Studio -
"Anzio Music Festival"
- 1993 - Premio IILA (Istituto Italo-Latino Americano di Roma)
- 1996 -1° Prêmio no II Concurso Nacional de Composição (UFMG -
Associação Brasileira de Contrabaixistas)
- 1998 - 1° Prêmio no I Concurso Nacional de Composição
César Guerra-Peixe(FUNARJ/ Escola de Música Villa-lobos -R.J.)
- 1998 - 2° Prêmio no II Concurso Nacional de
Composição Camargo Guarnieri (Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo)
- 1985 - Recebe uma "Moção" feita pela Câmara
Municipal em reconhecimento pela excelente qualidade da música no Rio de Janeiro
- 1993 - Recebe do Governo hondurenho um "Diploma" em
reconhecimento à
sua contribuição ao desenvolvimento musical daquele País.
- 1989 - Ingressa por concurso como violista na Orquestra Sinfônica de
Minas Gerais
Obra
Instrumentos Solo
Flauta
Estudo n°1 (1980) A - 2'30"
Flauta em Sol
Solo para uma amiga (1992) A - 3'
Oboé
Fantasieta (1984) A - 4'
Fagote
Fantasieta (1984) A - 3'
Saxofone Alto
Monólogo para um Amigo (1985) A - 3'
Trombone Tenor
Fantasieta (1984) A - 3'
Violino
Fantasieta (1983) A - 3'
Viola
Fantasieta (1983) A - 3'
Piano
Personagens (1981)B - 4'30"
Apenas uma impressão (1981) B - 4'
Peça em forma de Jazz (1986) A - 3'
Fuga n°1 em Fá Menor (1988) A - 2'20"
Fuga n°2 em Mi Bemol Maior (1988)A - 2'
Fuga n°3 em Sol Maior (1988)A - 2'30"
Quatro Peças New Age (1988)C - 13'
Toccata (1995)B - 4'20"
Piano a Quatro Mãos
Suite Brasileira (1989)D - 8'10"
Duos
Flauta and Piano
Estudo n°1 (1978) B - 1'50"
Estudo n°2 (1979)B - 2'15"
Sonata (1988)D - 14'
Flauta e Cello
Suite Brasileira e Americana (1991)D - 16'30"
Flauta e Viola
Entretenimentos n°1 (1984)C - 7'10"
Violino e Viola
Três Peças (1981)B - 5'
Violino and Piano
Fantasia (1983)C - 7'15"
Preludio e Allegro (1988)B - 5'
Quatro Peças "New Age" (1992)C - 13'
Violoncelo e Piano
Preludio e Allegro (1991)B - 5'
Viola e Piano
Fantasieta (1984)B - 3'10"
Contrabaixo e Piano
Sonata (1996)D - 11'30"
Trompa(F) e Piano
Fantasieta (1984)B - 3'10"
Saxofone Alto e Vibraphone
Canção de Amor (1986)B - 3'30"
Instrumento Solista e Instrumento Harmônico
17 Quadros Musicais (1988)D - 55'
Canção de Amor em Forma de Jazz (1992)B -
3'30"
Trios
Flautas
Trio (1979) B - 5'
Violino,Viola e Violoncelo
Ponteio (1981) B - 5'
Violino,Violoncelo e Piano
Trio n°1 (1987)D - 7'30"
Trio n°2 (1991)D - 10'30"
Quartetos
Quarteto de Cordas n°1 (1984)E - 18'30"
Quarteto de Cordas n°2 (1990)D - 10'
Quarteto de Cordas n°3 (1990)E - 16'30"
Amazônicas n°1 (1992)C - 3'
Quarteto de Cordas n°4 (1996) - (Micro Quarteto)D - 7'
Suite de Canções Folclóricas Infantis Brasileiras (1998) E -
14' Horns
Quarteto Breve (1984) B - 3'
Quintetos
Quinteto de Saxofones - SAATB - (1988)E - 8'30"
Quinteto de Cordas n°1 (1991)E - 8'30"
Grupos Mistos
Conjunto de Flautas Doce e Piano ou Teclado
Suite Clássica - S1,S 2,A1,A2,T (1991)E - 10'50"
Narrador, Flauta, Percussão I & II e Contrabaixo
Música Ocasional I (1987) F - 18'40"
(Poemas de autores brasileiros diversos)
Narrador, Flautim, Flauta,Viola e Percussão
Música Ocasional II (1993)F - 26'30"
(Poemas de Marcia Theóphilo - italiano e português)
Grupo de Percussão
Étude (1998)E - 8'30"
Música para Metais
Trompete(Bb) I,II,III,Trompa(F),Bombardino I,II, Trombone Tenor and
Tuba
Primeiro Tema (1988) F - 3'
Trompete(Bb) I,II,III,Horn(F), Bombardino I,II, Trombone Tenor e
Tuba
Peça em forma de Jazz (1988) F - 2'40"
Bombardino Solista,Trompete(Bb) I,II,III,Trompa(F) I,II,
Bombardino, Trombone Tenor I,II, e Tuba
Concerto em um Movimento para Bombardino e Metais (1988) F - 4'10"
Viola e Orquestra de Cordas
Entretenimentos n°2 (1983) F - 4'50"
Orquestra de Cordas
Entretenimentos n°3 (1983) G - 7'10"
Quattuor (1996) G - 7'
Sinfonia Ameríndia (1998) H - 16' 30''
Suite de Canções Folclóricas Infantis Brasileiras (1998) H
- 13' 30''
Orquestra de Câmera
Pétalas de Cristal (1989) H - 6'20" (Flauta,Trompa(F),Trombone
Baixo, Piano e Cordas)
Suite Floral (1986) I - 45'30" (Flauta,Trompa(F) I
& II,Piano,Cordas)
Suite Verde (1989) I - 20'10"
(Flauta,Oboé,Clarineta(Bb),Fagote,Trompa(F) e Cordas)
As Aventuras de Reinner Hoffman no País do Cauim (1992) G - 5'
(Flauta,Clarineta(Bb), Xilofone,Celesta,2 Pianos e Cordas)
Guido - Um Conto Infantil (1993) G - 4'07"
(Flauta,Oboé,Clarineta(Bb),Fagote,Trompa(F),Timp.,Sinos,Piano e Cordas) Banda Sinfônica
Toccata (1998) J - 8'30" (Fltm.,Fl.,Ob.,Fag., Cl.(Bb)
I,Cl. II,Cl.III, Clarne.,Sax. Alt.,Sax.Tenor, Sax.Bar. , Trpt.(Bb) I,Trpt.II,Trpt.
III,Tpa.(F) I,Tpa. II,Tpa. III,Tpa. IV,Trbne Tenor, Tbne.Tenor-baixo, Tbne. Baixo,
Bombardino(C), Tuba, Timp.,PercI,II,III,IV,V) (Partitura disponível também em versão
reduzida) Orquestra Sinfônica
Poema Metral (1985) I - 8'30" 2.2.2.2.-
4.3.3.1.-Timp.,Perc I,II,III.-Harpa,Piano e Cordas
Quatro Peças "New Age" (1989) J - 13'
2.2.2.2.-2.2.1.1.-Timp.,Perc.I,II,-Vibrafone e Cordas
Ballet Pantomima (1989) K - 20"
4.4.4.4.-6.4.4.1.-Timp.,Perc.I,II,III,IV,V, Harpa,Celesta,Piano e Cordas
Variações Sinfônicas (1990) J - 13'05"
3.2.3.2.-2.2.2.1.-Timp.,Perc.I,II,III, Harpa e Cordas
Xingu - Poema Ecológico (1992) K - 16'10"
4.3.3.3. -4.3.3.1. - Timp., Perc.I,II,III, Celesta e Cordas
As Sacerdotisas do Templo de Vesta (1992) I -
5'29" 3.2.2.2.-3.2.1.1.-Instrumentos Antigos/Flautas Doce:
Sopranino,Soprano I & II e Contralto -Krumhorns: Contralto e Tenor,Gemshorn Tenor -
Timp., Perc.I,II,III , Harpa e Cordas
Coeviacá - Poema Fantástico (1994) J - 14'
3.2.2.2.-3.2.2.1. - Perc.I,II,III, Piano e Cordas
Sinfonietta Classica (1995) J - 11'44"
2.2.2.2.-2.-Timp. e Cordas
Sinfonia nº1 - (Micro Symphony) (1997) I - 8'
3.3.3.3.-4.3.3.1 -Timp.,Perc.I,II,III, Harpa e Cordas
Sinfonia nº2 - (Curral d' El Rey) (1999) k
- 59' 3.2. 1.- 3.3. - Timp.,Perc.I,II,III,Cordas,Cravo,Piano,Violão,Flautas Doce Soprano
I e II, Flauta de Bambu,Viola Caipira e CD áudio pré-gravado.
Sinfonia nº3 (Terra Brasilis) Orquestra Sinfônica e Côro Infantil
Fruta no Pé (1990) G - 3'50" 2.2.2.1.- 1.2.
-Perc.I,II,III, Harpa e Cordas Sobre poema de Maria Lúcia Godoy
Música Vocal
Voz Solista e um Instrumento Harmônico
Canção I (1987) B - 4'25" Sobre poema de José
Enokibara
Além da Terra, Além do Céu (1988) B -
3'50" Sobre Poema de Carlos Drummond de Andrade
Canção III (1988) B - 2'40" Sobre
poema de Elizabeth Hazin
Fruta no Pé (1989) B. - 2'30" Sobre poema de
Maria Lúcia Godoy
Baleia Fofinha (1990) B - 2'20" Sobre
poema de Maria Lúcia Godoy
Cora-Cori (1991) B - 1'45" Sobre poema de by Rogério
Santiago
Pendulum (1991) B - 2'15" Sobre poema de Rogério
Santiago
Despertar (1991)A - 1'30" Letra do compositor
Canção para Nós (1992) A - 1'20" Letra do
compositor
Melodia para Ela (1993) A - 1'30" Letra do
compositor
BH é 100 (1997) B - 3'40" Letra
de Murilo Antunes
Hino para Belo Horizonte (1997) B - 3' Letra
de Leri Faria Júnior SABB, Flauta em C e G, Violoncelo, Piano e Percussão
Momentos Amazônicos (1992) C - 2'34" Texto
em dialetos indígenas do compositor Soprano Solista e Grupo
(Flauta,Clarineta(Bb),Celesta, Marimba,Violino,Viola,Violoncelo,Contrabaixo e Piano a
Quatro Mãos)
As Aventuras de Reiner Hoffman no País do Cauim (1992)
D - 5' Mezzo-soprano, Barítono, Coro Misto(3 Vozes) e Piano
José e Maria (1997) B - 4' Sob
poema de Romeu Sabará Coro Misto A Cappella
A Lenda de Tamacavi (1991) B - 3'30"
Letra do compositor e canto tradicional Pareci
Duas Canções (1993) C - 4'40" Textos do
Folclore Brasileiro
Ave Maria (1994) B - 3'30" Texto Litúrgico
Tradicional(Latin) Coro Misto e Piano
José e Maria (1997) B - 4' Sobre Poema de
Romeu Sabará Coro Misto, Piano,
Contrabaixo e Bateria de Jazz
Vocalijazz n°1 (1986) E - 5'
Vocalijazz n°2 (1987) E - 2'25"
Vocalijazz n°3 (1987) E - 3'25"
Vocalijazz n°4 (1987) E - 4'
Vocalijazz n°5 (1987) E - 3'45"
Ópera
Juão-do-Mato(1999) - Ópera Folk em 1 Ato K - 60'
Conjunto de câmera, Solistas, Atores,Coro e Balé
Libreto do Compositor baseado na obra antropológica de Romeu Sabará
Música de Cinema
A Cartomante-Pequena Suite(1999) E - 7' Saxofone Soprano e
Alto,Violoncelo e Sintetizador Do Filme de Claudio Costa Val
Música para Sintetizador (Em Partituras)
Prelúdios Encantados n°1 (1990)A - 2'35"
Prelúdios Encantados n°2 (1990) A - 1'40"
Prelúdios Encantados n°3 (1990) A - 3'20"
Prelúdios Encantados n°4 (1990) A - 2'20"
Prelúdios Encantados n°5 (1990) A - 2'15"
Prelúdios Encantados n°6 (1990) B - 6'30 (Disquetes 3
1/2 " em SMF)
Experimento I (1995) X2 Sons C - 8'23"
Experimento II(1995) X2 Sons C - 5'20"
Experimento III (1995) X2 Sons C - 8'32"
Experimento IV (1995) X2 Sons C - 4'54"
Overture (1996) 01 WA Sons - C - 6'12"
Adagio Lunar (1996) XSD -11 Sons - C - 7'35"
Invenção Espacial - Alpha (1996) OW1B Sons- C - 7'26"
Invenção Espacial - Beta (1996) X2 Sons - C - 8'40"
Invenção Espacial - Omega (1996) Synth UK Sons- C -
9'13"
Tenochtitlan (1996) M1 Sons - C - 4'36"
Vida, Morte e Transfiguração de um Gato (1996) X2 Sons - C -
5'32"
Obra Didática
24 Solfejos a duas Vozes (1979) D
Contato
Andersen Viana
Rua Rio Doce 355 ap.601 - S.Lucas
Belo Horizonte - Minas Gerais -
30240.220 - BRASIL
Telefax: (0055)- 031- 221.3855
Email: vianabr@metalink.com.br
|